Aprenda a simplificar a sua mudança por meio de um inventário completo e eficiente!
Preparar-se para uma mudança residencial pode ser algo desafiador, mas você sabia que um inventário pode tornar esse momento muito mais fácil?
Ele nada mais é do que uma lista detalhada de todos os itens que serão transportados até o seu novo endereço.
Com um inventário doméstico você tem o controle completo do que foi empacotado, evitando perdas durante a mudança, e agiliza o processo de organização na nova residência.
Além disso, ele também facilita procedimentos de seguro em caso de perdas ou danos.
Ficou interessado e quer saber como fazer um inventário infalível para a sua mudança? Confira as nossas 4 dicas essenciais!
1. Organize por cômodos
Para descomplicar a sua elaboração, divida o inventário por cômodos, fazendo uma lista minuciosa de todos os itens presentes em cada ambiente, anotando detalhes como:
- Descrição: breve descrição do item, incluindo características distintivas (marca, modelo, cor, etc);
- Quantidade: número de unidades do item;
- Valor estimado: valor aproximado do item;
- Condição: estado atual do item (bom estado, danificado ou se precisa de reparos);
- Número da caixa: se você está embalando seus pertences em caixas numeradas, é útil registrar o número da caixa em que o item está armazenado;
- Localização: local específico onde o item está/será armazenado (armário, prateleira, etc).
Uma dica adicional é começar pelos pertences maiores e, em seguida, listar os menores que estão guardados em gavetas e armários.
Assim, ao registrar os bens “cômodo a cômodo”, você terá uma visão mais clara do que será transportado e ainda garante que nada seja deixado para trás durante a sua mudança residencial.
2. Tire fotos dos itens valiosos
Para os objetos de maior valor, além de registrar as informações básicas, é recomendável anexar fotografias ao inventário.
As fotos servirão como registro da condição dos pertences antes da mudança e também poderão ser úteis para eventuais reivindicações de seguro.
Dessa forma, ao documentar visualmente o estado dos seus itens mais valiosos – como eletrônicos, móveis, obras de arte, etc-, você adiciona uma camada extra de segurança ao inventário.
3. Crie um inventário digital
Para agilizar o processo de desenvolvimento do inventário, você pode utilizar ferramentas digitais para a elaboração de planilhas, como Google Sheets ou Excel.
Essas planilhas permitem a criação de colunas para inserir informações detalhadas sobre cada item, como descrição, quantidade, valor estimado, número da caixa, além da opção de anexar fotografias.
Outra vantagem é o recurso de busca, que torna mais fácil encontrar bens específicos no inventário.
Uma vez concluído o inventário digital, você tem a opção de imprimir uma versão física para tê-la sempre à mão durante a mudança.
4. Mantenha o inventário atualizado
Após concluir o inventário, é importante manter as informações atualizadas ao longo do tempo. Por isso, faça modificações à medida que você adquire novos objetos e se desfaz de outros.
Dessa forma é possível garantir um registro preciso e atualizado dos seus pertences a qualquer momento.
Isso facilita, por exemplo, o planejamento de mudanças futuras, permitindo receber orçamentos mais adequados e simplificar a organização da residência.
Portanto, lembre-se de manter seu inventário atualizado, seja para fins de referência futura, seguros ou planejamento de mudanças.
Pronto! Ao seguir essas quatro dicas você estará preparado para criar um inventário infalível para a sua mudança!
Agora, se você deseja uma experiência ainda mais tranquila, contar com uma empresa especializada em mudanças residenciais é indispensável.
A Fibra Mudanças oferece serviços completos de embalagem, transporte seguro e um atendimento personalizado, tudo para garantir que sua mudança seja realizada de forma eficiente e livre de estresse.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento! Nossa equipe estará pronta para atender às suas necessidades e fornecer uma solução sob medida para a sua mudança.