Como descartar corretamente itens após a reforma residencial?

Aprenda a destinar de forma adequada o lixo gerado em uma reforma residencial.

Realizar uma reforma em casa pode ser uma experiência desafiadora e gratificante, seja ela uma grande transformação ou uma pequena mudança. 

Por isso, é comum pensarmos nos detalhes mais importantes, como pesquisar preços, contratar profissionais capacitados, escolher os melhores materiais e por aí vai… No entanto, acabamos nos esquecendo de um detalhe igualmente fundamental: o que fazer com todo o resíduo produzido durante a obra?

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como descartar, de forma sustentável e responsável, o entulho da sua reforma. Confira!

Separe os itens de acordo com a sua classificação

O primeiro passo para realizar o descarte apropriado de todo o lixo gerado durante uma reforma, com certeza, é separá-lo de acordo com seu tipo.

Para essa tarefa, é necessário que você conheça as classificações de entulho definidas pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), sendo elas:

  • Classe A: materiais que podem ser reciclados ou reutilizados em outras construções – desde que estejam limpos e sem misturas com outros tipos de resíduos -, como tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto; 
  • Classe B: também são itens recicláveis, mas formados por plásticos, papéis, metais, vidros e madeiras em geral;
  • Classe C: materiais que não podem ser reciclados ou utilizados novamente, por ainda não existir uma tecnologia economicamente viável para a recuperação deles. É o caso do gesso e do isopor, por exemplo;
  • Classe D: resíduos sólidos que contêm substâncias tóxicas ou perigosas em sua composição, como solventes, tintas, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, etc.

Verifique as regulamentações locais

Além de conhecer cada tipo de entulho para descartá-los corretamente, é indispensável atentar-se às regras de cada município quando for se desfazer dos materiais que sobraram da sua reforma ou no momento de contratar empresas especializadas. 

Isso porque a maioria das cidades costumam possuir normas específicas que determinam como e para onde o lixo produzido durante uma obra civil deve ser destinado. 

Seguindo essa dica, além de você fazer tudo conforme a lei, ainda evita punições como multas e contribui para o meio ambiente.

Formas de destinar o entulho corretamente após a reforma

Agora que você já tem todos os itens separados de acordo com a sua categoria, chegou o momento de conhecer algumas formas de como destinar ou descartar cada um deles de maneira adequada. Aqui vão algumas sugestões: 

Caçambas

Provavelmente uma das opções mais comuns e práticas é o aluguel de caçambas. 

Nesse tipo de serviço, a caçamba é deixada em sua propriedade, permitindo que você armazene todo o lixo gerado durante a reforma, sendo que, quando ela fica cheia, a empresa contratada a recolhe e a leva para o destino adequado!

É importante se certificar que a empresa contratada possui as devidas autorizações e registros para atuar em sua cidade. Muitos municípios, como Campinas, por exemplo, exige licença e cadastro da empresa junto à prefeitura para realizar esse tipo de serviço. 

Esse é um dos motivos pelo qual, como apontado no tópico anterior, é imprescindível conhecer as leis sobre descarte de entulhos da sua cidade.

Além disso, atente-se para que a caçamba seja colocada em um local de fácil acesso, respeitando as normas de trânsito.

Ecopontos

Os ecopontos são locais públicos e gratuitos, destinados à entrega voluntária de pequenas quantidades de resíduos sólidos, incluindo os itens de reforma.

Em algumas cidades, os ecopontos possuem espaços específicos para o descarte de materiais tóxicos, como pilhas, baterias e produtos químicos, que requerem um tratamento especial antes de serem descartados. 

Por isso, esses locais podem ser ideais para a destinação daqueles objetos classificados como entulho “classe D”. 

É importante ressaltar que cada município possui normas específicas para o descarte nos ecopontos, por isso é fundamental se informar na prefeitura da sua cidade.

Coleta seletiva 

Se o lugar onde você mora possui o sistema de coleta seletiva – que nada mais é que o recolhimento de materiais recicláveis separadamente dos demais -, você pode descartar aqueles itens da sua reforma que podem ser reciclados, tais como vidro, plástico e papelão.

Para fazer isso, basta separar os materiais recicláveis do restante do lixo e deixá-los na lixeira, no dia de coleta seletiva do seu bairro, para que os coletores possam recolhê-los. 

Reutilize ou doe

Por fim, outra maneira de se desfazer dos itens que sobraram da sua mudança é por meio da doação. Materiais como portas, janelas, azulejos, tintas e outros objetos podem ser doados para outras pessoas possam reutilizá-los em suas próprias reformas. 

Antes de doar os materiais, verifique se estão em bom estado para que possam ser reutilizados de modo apropriado.

Ufa! Agora que você conhece diversas formas de como descartar corretamente os itens que sobraram da sua reforma, escolha aquelas que mais se adequam às suas necessidades e realidade, lembrando de sempre agir de forma sustentável!

Para encontrar mais dicas como essa, acompanhe o blog da FIBRA MUDANÇAS.

CATEGORIAS
POSTS RECENTES
Abrir bate-papo
1
Posso te ajudar?
Escanear o código
Olá, podemos ajudá-lo?