Como fazer um armário cápsula?

Aprenda a montar um armário minimalista com peças que atendam às suas necessidades!

Quem nunca olhou para o guarda-roupa, lotado de peças e mais peças de vestuário, e pensou “não tenho o que vestir”? 

Normalmente, isso acontece porque estamos sempre seguindo tendências passageiras, sem se preocupar se elas realmente combinam com o nosso estilo e rotina. 

Sabemos que pode ser frustrante a sensação de não ter nada para vestir, por isso trouxemos uma solução: o armário cápsula. 

Quer saber o que é e aprender como fazer um armário cápsula? Continue a leitura!

O que é um armário cápsula e quais as suas vantagens?

O armário cápsula nada mais é que um guarda-roupa minimalista formado apenas por peças essenciais, que não saem da moda e que combinam entre si, aliadas a peças de estação.

Ele possibilita que você esteja sempre bem vestido e simplifica a sua rotina diária, pois fica muito mais fácil decidir o que vestir quando se tem peças versáteis e em menor quantidade.

Além disso, o armário cápsula é sustentável, ocupa menos espaço e ainda te ajuda a poupar dinheiro, já que você não precisa comprar peças novas com tanta frequência.

Bom, agora que você já sabe o que é e quais seus pontos positivos, vamos aprender como fazer seu armário cápsula?

Defina uma quantidade de peças 

Antes de realmente colocar a mão na massa, defina a quantidade de peças que você deseja ter em seu armário.

O número de roupas pode variar entre 15, 30, 50 e até 70 peças. O importante é que cada peça combine com pelo menos duas ou três outras peças, assim você aumenta a possibilidade de composições.

Utilize as peças que você já tem em seu guarda-roupa

Analise as roupas que você já possui e separe aquelas que você mais gosta e que se melhor encaixam no seu estilo de vida.

Com certeza você vai se surpreender com a quantidade de roupas versáteis e atemporais que você já possui e elas poderão ser a base do seu armário cápsula! 

Analise seu estilo e rotina

Em seguida, é indispensável entender o seu estilo pessoal e analisar a sua rotina diária. Para isso, considere as suas atividades e a frequência com que elas acontecem. 

Aqui vão alguns pontos importantes que você deve avaliar: 

  • Como é o ambiente em que você trabalha? Se for corporativo, você vai precisar ter peças mais formais em seu armário. Agora, se for descontraído ou se você trabalha em casa, suas roupas para o trabalho poderão ser mais despojadas. 
  • Quando você sai, costuma ir para que tipo de lugares? Restaurantes, bares, baladas ou teatros?
  • Você gosta de praticar esportes ou atividades ao ar livre? 
  • Sua rotina inclui muitos eventos sociais que exigem traje de gala ou você faz mais o tipo que gosta de ficar em casa? 

Lembre-se que o mais importante é escolher peças que você gosta e que podem ser facilmente adequadas para outras ocasiões. 

Por exemplo, ao escolher um blazer opte por aquele modelo que combina com o seu estilo e que você vai conseguir usar tanto no seu trabalho quanto em um jantar no seu restaurante favorito!

Defina um esquema de cores

Outra dica fundamental é escolher cores neutras – que são mais fáceis de combinar entre si – como preto, branco, cinza, marrom, azul marinho e bege. 

Mas, se você gosta de montar looks coloridos, não se preocupe! Você também pode investir em peças com cores vibrantes, apenas atente-se para que elas combinem com os demais itens do seu guarda-roupa.

Prefira peças atemporais 

A todo momento surgem novas tendências no mundo da moda, mas existem diversas peças que podem ser consideradas clássicas e atemporais, como calças jeans, camisas, blazers e até mesmo o famoso  vestido “preto basiquinho”. Por isso, dê preferência a esses itens, evitando modismos passageiros. 

Assim você nunca sai da moda e ainda facilita a sua rotina, pois peças clássicas são fáceis de combinar com outros itens e de serem usadas em diferentes momentos.

Utilize acessórios

Um acessório pode transformar qualquer look. Por isso, investir em colares, brincos, lenços, bolsas e cintos é uma ótima forma de personalizar e completar seu guarda-roupa minimalista.

Lembre-se de considerar as estações do ano

Se no local onde você mora há muita diferença de temperaturas ao longo do ano, vale a pena fazer dois blocos de roupas: um para épocas mais quentes e outro para dias mais frios. 

Por outro lado, se sua cidade costuma ter uma estação predominante, opte por ter apenas os itens essenciais de outras estações e combiná-los com as peças que você costuma usar com mais frequência.

Prontinho! Agora que você já sabe como fazer um armário cápsula, pode se livrar daquela sensação chata de não ter o que vestir e ainda facilitar sua rotina.

Além disso tudo, o armário cápsula pode ser muito útil no momento da mudança para uma nova casa. Com menos peças para transportar, a tarefa fica mais fácil e menos cansativa. 

Se você está pensando em mudar de endereço entre em contato com os atendentes da FIBRA MUDANÇAS e solicite um orçamento personalizado!

Para encontrar mais dicas como essa, acompanhe o nosso blog!

CATEGORIAS
POSTS RECENTES
Abrir bate-papo
1
Posso te ajudar?
Escanear o código
Olá, podemos ajudá-lo?