Vai se mudar e não sabe como transportar suas plantas de forma segura? Reunimos dicas úteis para você!
Mudar para uma nova residência envolve muitas etapas e responsabilidades e, assim como os demais itens da casa, as plantas necessitam de cuidados especiais no momento do transporte.
É preciso ter ainda mais cautela quando a mudança ocorre entre diferentes cidades ou estados, pois o trajeto de uma casa para outra pode demorar algum tempo.
Por isso, listamos alguns cuidados necessários para transportar suas plantas durante a mudança residencial.
Quer saber como levar suas plantinhas para o seu novo lar em segurança? Continue a leitura!
Prepare as plantas para a mudança
Antes de iniciar o processo de empacotamento, é interessante podar as plantas. Além de incentivar o crescimento saudável, isso facilita muito o seu transporte na mudança.
Outra coisa bacana é verificar a existência de pragas ou bichinhos. Se for necessário, aplique inseticidas adequados para cada planta. Isso evitará a contaminação de plantas saudáveis durante o transporte.
Por fim, caso a distância até a nova residência seja muito longa, é fundamental adaptar as plantas para o trajeto, deixando-as com pouca iluminação nos dias que antecedem a mudança. Assim, elas sentirão menos falta da luz natural no interior do caminhão e enfrentarão a viagem de maneira mais tranquila e amena.
Regue antes de transportar
Antes de levar suas plantas para o caminhão, é necessário regá-las na véspera da mudança.
Fazendo isso a terra ficará mais firme, evitando acidentes durante o trajeto, e você impedirá que a planta murche por falta de água, principalmente se a viagem for longa.
Plantas de pequeno porte
O transporte das plantas varia de acordo com o seu tamanho e exigem cuidados diferentes.
Por isso, as plantas menores devem ser colocadas em caixas, que podem ser de papelão, madeira ou plástico. Caso for necessário regar as plantas durante o transporte, opte pelas de madeira ou plástico.
Também é importante preencher os espaços entre os vasos com papel ou jornal, o que vai garantir a imobilização durante o transporte e evitar folhas ou galhos quebrados.
Plantas de médio ou grande porte
As plantas maiores, por sua vez, devem ser transportadas lado a lado, fora de caixas. Dessa maneira elas darão suporte umas às outras, ficando paradas durante o trajeto. Se necessário, você também pode amarrá-las com cordas.
Além disso, é importante proteger os vasos com plástico-bolha, tecido ou papelão. Assim, você impede que eles se quebrem com o movimento do caminhão.
Deixe as plantas para o final
Outra dica para que as plantas sofram menos com a temperatura e a falta de luz do caminhão é carregá-las por último. Além disso, colocando-as por último no veículo, elas não serão danificadas pelo deslocamento dos móveis.
Por fim, conte com a ajuda profissional para carregar as plantas pesadas e grandes! Uma transportadora qualificada terá o equipamento adequado para fazer o carregamento com segurança.
Agora que você conhece os cuidados necessários para transportar plantas durante a sua mudança residencial, entre em contato com os atendentes da Fibra Mudanças para solicitar um orçamento personalizado de acordo com as suas necessidades.
A Fibra conta com uma equipe de colaboradores experientes e capacitados que são responsáveis por te auxiliar e sanar qualquer dúvida durante o processo de mudança residencial!