Entenda como funciona o seguro mudança

Saiba o que é e quais os benefícios em adquirir o seguro mudança. 

 

Seja ela residencial ou comercial, é fundamental que em uma mudança a empresa de transporte escolhida atenda alguns requisitos que se destacam entre serviços de carregamento e viagem. 

Alguns exemplos são a frota própria, proporcionando mais segurança aos clientes sobre as condições de transporte; uma equipe capacitada em montagem e manuseio de objetos e mobília; além de obter conhecimentos técnicos sobre encaixotar cada item em embalagens adequadas. 

Cuidados durante a mudança nunca são demais: o cronograma e o planejamento são elaborados para que durante o processo de transporte nenhum item seja prejudicado.

Por isso, além de todos os cuidados desempenhados diretamente pela empresa especialista em mudanças, é importante que o cliente possa fazer um seguro mudança, desenvolvido por uma seguradora e, geralmente, intermediado pela empresa de transporte. 

 

Quer saber como funciona o seguro mudança e entender por quais razões ele vale a pena? Continue a leitura. 

 

Como é feita a contratação de um seguro mudança? 

É comum que a empresa responsável pelo transporte dos seus bens disponibilize um documento de solicitação do seguro, onde estão descritos informações sobre valores dos itens que serão transportados na mudança. 

A partir desse documento, a empresa pode fazer a apólice dos seguros obrigatórios diretamente com a seguradora. 

Vale lembrar que o cliente deve obter uma cópia do documento como comprovação de que os bens estão segurados.  

 

Três tipos básicos de seguro mudança residencial

Existem alguns tipos mais populares de seguros para mudanças residenciais que se diferenciam em alguns pontos. São eles: 

  • RCTR-C: Esse é um seguro obrigatório que deve estar entre os serviços oferecidos pela empresa de transporte. Ele é válido para todo o território nacional e está relacionado a danos a terceiros, cobrindo acidentes no trânsito e incêndios. 
  • Seguro Transporte Nacional: O Seguro Transporte Nacional também é um tipo obrigatório, mas que, nesse caso, é contratado pelo próprio cliente. 

Esse tipo se destina a cobertura da carga contra roubo e furto. 

  • RCF-DC: Este não é obrigatório. É um seguro que cobre o desaparecimento da carga por razões como roubo e apropriação indevida, por exemplo. 

Ele deve ser contratado levando em consideração o risco do trajeto e a distância, que também impactam no valor da apólice. 

 

Portanto, dois (RCTR-C e Seguro Transporte Nacional) entre os três seguros citados são obrigatórios para o serviço de transporte de mudança residencial e, geralmente, são parte do orçamento apresentado pela empresa de transportes. 

Fica a critério do cliente observar a necessidade de adicionar o RCF-DC para cobrir com totalidade os pertences. Se for o caso, este é um seguro pago fora do orçamento. 

 

Como acionar o seguro

No caso dos seguros RCTR-C e Seguro Transporte Nacional, caso ocorra algum incidente durante o trajeto, é responsabilidade da empresa contratada acionar a seguradora e solicitar a reparação dos prejuízos causados. 

 

Agora que você sabe como funciona o seguro mudança durante o seu processo de mudança residencial, entre em contato com a Fibra Mudanças para conhecer os serviços especializados oferecidos pela empresa. 

Abrir bate-papo
1
Posso te ajudar?
Escanear o código
Olá, podemos ajudá-lo?